domingo, 19 de outubro de 2008

Seminário tirou acadêmicos de comunicação social da universidade

Durante dois dias, acadêmicos do terceiro semestre do curso de comunicação social, com habilitação em jornalismo do Campus da Unemat em Alto Araguaia, estiveram fora da sala de aula. As apresentações dentro da matéria rádio, valendo nota final, começaram na terça-feira (03) a noite.

Nesse período puderam debater sobre estrutura, mercado de trabalho e processo de conversão do sistema de televisão no Brasil com professores e colegas de outros semestres. O que era para ser uma apresentação apenas para a própria turma, por idéia de Janderson Correia, acadêmico do curso, acatada pela professora Aline Wendpap, da matéria de Rádio-jornalismo, foi tirada do âmbito da universidade e se transformou num verdadeiro seminário.
Transferido para o plenário da câmara municipal, os debates ganharam proporções imprevistas.


Tevê digital inicia debates em seminário




No primeiro dia do evento que aconteceu no plenário da câmara municipal, Leandro Wick, professor do curso de jornalismo e bloguista do Notícia Agora On-line, foi sabatinado sobre a instalação do processo de comunicação digital no Brasil, com enfoque na comunicação televisiva. o professor respondeu às perguntas durante mais de uma hora.
O segundo assunto girou em torno da aceitação do curso em Alto Araguaia. Em pauta assuntos que transitam desde a estrutura à demanda por vagas, passando pela questão da matriz curricular até o mercado de trabalho.

No segundo dia (quarta-feira, 04), o debate sobre as cotas raciais na universidade abriu a noite. Ondino Rodrigues Lima Neto, ex-comentarista do Jornal Cidade (Rádio Cidade AM), foi o oponente da professora mestre Maristela Abadia Guimarães. A professora defende as cotas e afirma que o negro é discriminado por duas razões: “por ser negro e por ser pobre”. Ondino deu razões superficiais para ser contra e no final acabou revelando que estava apenas fazendo tipo e que era a favor das cotas. Garantiu que queria apenas sentir na pele como era estar do outro lado. Foi aplaudido pelos colegas.
Componentes do grupo disseram que desconheciam a pretensão dessa experiência antropológica de Ondino.

O grupo que em princípio apresentaria um outro assunto, teve seu projeto inicial frustrado (apresentar um debate entre os prefeitáveis de Alto Araguaia). O ofício enviado ao Juiz Walter Thomaz da Costa, pedindo autorização recebeu parecer negativo, teve que mudar na última hora.

O quarto grupo falou sobre os esportes e convidou o secretário de esportes turismo e lazer do município, vereador licenciado Alcides Batista Filho (PT).
Os seminários foram uma espécie de aquecimento para o 1º Colóquio de jornalismo que aconteceu nos dois dias seguintes (quarta e quinta-feiras).

Nenhum comentário: